Stambolovo Estate Merlot & Mavrud

Recomendação Tintos&Tantos

Stambolovo Estate Merlot & Mavrud

Esse é um rótulo búlgaro muito impressionante. E também muito surpreendente. Não só pela origem, mas por ser o grande vinho que, de fato, é.

Quem produz esse vinho é a Stambolovo Winery, que possui uma história com mais de 80 de tradição no cultivo de vinhas e na produção de vinhos. Stambolovo não é apenas o nome da vinícola, é também o nome da região búlgara onde esse produtor se encontra.

Do ponto de vista do mundo dos vinhos, a vinícola fica em uma região, na verdade, chamada Thracian Valley.

E, se você estranhou a Bulgária produzindo vinhos, saiba que esse país do leste europeu (e justamente o Thracian Valley) foi considerado, em 2017, como um dos melhores destinos do mundo para viagens enoturísticas! Está aí mais um excelente motivo para conhecê-lo!

Essa vinícola é uma das produtoras mais conceituadas de Merlot do país. Pode parecer pouca coisa, mas Merlot é a uva mais cultivada de todo o país, e a Bulgária está entre os maiores produtores de Merlot do mundo!

A outra uva presente no corte desse vinho é a Mavrud, uva nativa da região, cujas principais características são a boa estrutura e o caráter picante de seus vinhos. Se quiser ler mais sobre uvas nativas, também chamadas de autóctones, clique aqui.

Pois bem. O Stambolovo Estate Merlot & Mavrud traz o equilíbrio perfeito entre a textura macia da Merlot e a força impactante da Mavrud, sendo uma excelente combinação do que essas duas uvas têm de melhor a oferecer, ainda mais quando beneficiadas pelo amadurecimento em carvalho, como foi o caso.

Provamos (e aprovamos) a safra de 2013, que se apresenta ainda muito bem estruturada para acompanhar boas refeições pelos próximos anos!

Na verdade, sugerimos harmonizar não apenas com refeições, no verdadeiro sentido da palavra, mas também com momentos mais descontraídos, de petiscos suculentos que incluam por exemplo pastrami, salames, linguiças...

Em uma temperatura entre 17 e 18°C, o Stambolovo Estate Merlot & Mavrud encontra a condição mais que perfeita para equilibrar a percepção dos seus taninos marcantes, da sua acidez, do seu consistente teor alcoólico (de 13,5%) e dos seus aromas.

Falando em aromas, os mais presentes nesse vinho são os de frutas escuras como amora e cereja, combinados com especiarias e toques bem interessantes de fumaça.

Duas palavras (na verdade duas excelentes qualidades em um vinho) que precisam ser colocadas para descrever a sensação trazida pelo Stambolovo Estate Merlot & Mavrud são: complexidade e persistência. Recomendar esse vinho aos nossos leitores é, sem sombra de dúvidas, um prazer.

Para encontrá-lo, fica aqui a dica: quem traz esse vinho ao Brasil é a importadora Winelands.

Para finalizar, se quiser ler um pouco mais sobre o cultivo da vinha e a produção de vinho na Bulgária, clique aqui.

E, se quiser saber mais sobre a Recomendação Tintos&Tantos, clique aqui.




Artigos mais lidos

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Você está em