Um futuro cor-de-rosa

Em 1990, 11% dos vinhos consumidos na França eram rosé. Em 2013, esse número quase triplicou, subindo para 30%! Hoje, o típico francês consome muito mais vinho rosé, do que branco! Ao que parece, existe uma tendência de um futuro mais rosado, para os amantes de vinho...

E essa não é uma tendência passageira, e nem está restrita à França. O vinho rosé vem ganhando apreciadores no mundo todo, com uma clara preferência pelo estilo seco.

Ciente disso, o Conselho Interprofissional de Vinhos da Provence montou um centro especializado para análise desse mercado, chamado Observatório Econômico do Vinho Rosé. Analisando e compilando informações de mais de 40 países que produzem e consomem vinhos rosé, durante mais de 10 anos, esse grupo chegou a resultados muito interessantes.

A produção e o consumo, no mundo:

 Cresce a representatividade do vinho rosé na produção mundial de vinho. No ano de 2002, para servir como referência, a participação do rosé ainda era de apenas 8,5%. Atualmente, 10% de todo o vinho produzido, no mundo, é rosé.

 Na década entre os anos de 2002 e 2012, o consumo de vinho rosé, no mundo, aumentou 15%.

 Os maiores produtores de vinho rosé, no mundo, são a França, com 28% do total, a Itália com 20%, os Estados Unidos com 15%, e a Espanha, com 10%.

Vamos falar, então, da França?

 Os franceses são responsáveis por 28% da produção mundial de vinho rosé, mas, mais do que grandes produtores, eles também são grandes consumidores! Cerca de 36% do vinho rosé do mundo, é consumido na França.

E a região da Provence, especialista em rosés?

 Essa é a denominação de origem que mais produz rosé no mundo, seguida pelo Loire e Rhône. Cerca de 5,6% do vinho rosé, do mundo, é originário da Provence.

 Na Provence, mais de 88% dos vinhos produzidos são vinificados no estilo rosé, seguido do estilo tinto e por último, o branco.

 O comércio de rosés da Provence, somente nos Estados Unidos, aumentou 40% em apenas um ano, se compararmos os anos de 2012 e 2013.

Aceita uma sugestão? Não deixe que os tintos e brancos ofusquem o prazer de apreciar um vinho rosé!

Se você já é um consumidor de vinho rosé, ou pretende ser, que tal ler sobre o processo de vinificação desse estilo de vinho, clicando aqui?

E, se quiser ler dicas de harmonização para diferentes estilos de vinho rosé, clique aqui.




Artigos mais lidos

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Você está em